terça-feira, 26 de abril de 2011

PANAMERICANO DE PISTA E ESTRADA ELITE SUB 23


'' O velódromo Martin Cochise Rodríguez será o cenário para as provas de pista''.

Foi realizada hoje 26 de Abril,ás 09:00 pela manhã, no hotel Trip da cidade de Medellín ,a abertura do Campeonato Pan-Americano de ciclismo, Pista e Estrada, elite e sub 23, feminino e masclino. Um evento que reunirá cerca de 300 ciclistas de todo o continente, entre 1 e 8 de Maio próximo. O campeonato, que tem o respaldo da Confederação panamericana ciclismo está revestido de grande importância,tanto no âmbito desportivo como organizacional.
Paralelamente ao evento será realizado o CONGRESSO PAN AMERICAN DA COPACI quando então estará presente o presidente da UNIÃO CICLÍSTICA INTERNACIONAL o irlandês Patrick McQuaid,um fato que reforça ainda mais este evento internacional de Antioquia.
VÁRIAS SELEÇÕES JÁ ESTÃO TREINANDO NO VELÓDROMO
Além dos ciclistas da Colômbia, como os medalhistas de ouro mundiais Edwin Ávila e Maria Luisa Calle,também estão preparando os chilenos que tem em Luis Mansilla, sua esperança visto que também é outro medalhista mundial, porem juvenil .
Aline Paroliz e Sumaia Ribeiro se destacam entre as ciclistas do Brasil.O salvadorenho Eduardo Avelar também vem rodando na pista do “ Cochise Rodriguez”,assim como os equatorianos Liliana Quistial e Luis Albán.
O medalhista de prata do Campeonato Mundial de 2009 na prova Omnium,Zachary Bell,será o cabeça da equipe do Canadá que será formada por 18 ciclistas e dirigida pelo britânico Tim Harris.
Contará no feminino com a experiência de Clara Hughes,medalha de bronze na prova de estrada dos jogos Olímpicos de Atlanta em 1996.
Na delegação do Canadá também sobresai Martin Gilbert,campeão Panamericano de estrada na Venezuela 2007 e Travis Smith campeão e vice na velocidade pura em 2010 e 2009.Grande especialista em provas do kilômetro .
Cuba confirmou sua participação com uma delegação de 23 ciclistas, incluindo participantes dos campeonatos mundiais elite e pista , Lisandra Guerra em provas de velocidade e Yoanka González no meio fundo.
A nutrida delegação ''isleña'' contará com o double campeão da  '' Vuelta a Cuba, em 2009 e 2010'', Arnold Alcolea, que será o cabeça da equipe cubana nas provas de estrada e Rubén Campanioni campeão panamericano do ómnium o ano de 2010 nas competições de velódromo.O grupo técnico será comandado pelo experiente Héctor Ruiz, ao lado de Leonel Álvarez, Antonio Madera e Cecilio Mera.
BELICE E ARUBA
Belice, país costeiro do mar do Caribe, que limita ao norte com o México, e a oeste e sul com Guatemala, inscreveu oito ciclistas,sete no masculino e a Shalini Zabaneh, como única mulher.
Aruba, que é uma ilha das Antilhas menores ,inscreveu Gino Hodge e a George Winterdal. Eles contam com a direção técnica de Ryan Dirkz.
Foto/fonte:Ciclismototal



sexta-feira, 22 de abril de 2011

PROVA TIRADENTES

      500 ciclistas divididos em quatro categorias largaram na PROVA TIRADENTES na cidade de Campinas (SP) onde foi palco do evento realizado dia 21/04.
Renato Ruiz depois de ter percorrido 69,6 quilômetros terminou na primeira colocação numa média de 45,423 km/h.Renato que é de Campinas,recebeu a bandeira de quadros e ultrapassou a linha de chegada balançando os braços,assim como o jogador "Bebeto" num gesto típico e consagrado que anunciava o nascimento de seu filho.
Otávio Bulgarelli,que corre na Itália, pela equipe Vini/ Neri Sottoli, também participou da Prova Tiradentes de Ciclismo,Bulgarelli vai representar o Brasil no campeonato Pan – Americano.

Open Elite Masculino - Renato Ruiz, da (equipe Padaria Real/ Sorocaba)  Elton Pedroso, (O Liberal/ Santa Barbara D’Oeste) Pedro Reis (Americana) formaram uma tríplice coroa.
Os três ciclistas escaparam  numa fuga surpreendente no inicio da prova  e aumentaram a diferença do pelotão principal,culminando em finalizar com 1h31”56’, deixando para o pelotão concluir com  o tempo de 1h 35”, colocando uma diferença de  3”20’.



 Open Elite Feminino, para ciclistas federadas teve Lilian Pedroso,(equipe Team Americas/ GM Reis/ Salto), na primeira colocação percorrendo os 34,8 quilômetros com o tempo de 48”05’25. média
/h de 43,425 km/h.uma fuga com oito ciclistas quase desequilibrou a prova mas, foi neutralizada.A experiência e o conhecimento do circúito levou a campineira Lilian,ao mais alto lugar no podium.

Open Master Masculino.Ciclistas federados Sênior B, Master A e Master B .Com 59”22’65 de prova, Julio César Oliveira ultrapassou a linha de chegada na primeira colocação. média de 41,033 km/h nos 40,6 quilômetros de extensão do circuito. Prova decida por sprintistas que levaram para o final a decisão depois de rodar na defensiva durante todo percurso.


Free Power Speed Masculino,Ricardo Soares da Costa, (Bike Company), foi o vencedor da categoria, a primeira a largar na prova. Categoria para não federados, onde ciclistas acima de 16 anos, poderia competir .O percurso de 34,8 quilômetros foram percorridos em 51”29’66 velocidade média (40,557 km/h).
Fonte/foto:FPC.

terça-feira, 19 de abril de 2011

VOLTA CICLÍSTICA INTERNACIONAL DE GRAVATAÍ

Renato Seabra é o vencedor da VIII Volta Ciclística Internacional de Gravataí. A volta teve início dia 13 de Abril, em Gravataí e passou por Torres, Cambará do Sul, Canela e terminou no último domingo, dia 17, com uma etapa de 148,2 quilômetros em Gravataí.Seabra, (32) é ciclista da equipe paranaense Clube DataRo de Ciclismo, de Foz do Iguaçu, e concluiu os 763,2 km da competição num total acumulado de 17h40min33s (43,3 km/h de média).
Na segunda colocação, a 9'' de Seabra, ficou o potiguar José Eriberto Rodrigues, que defende a equipe paulista Padaria Real-Céu Azul Alimentos, de Sorocaba.Renato Seabra,embarca no próximo dia 3 de maio para representar o Brasil no campeonato Pan-Americano de Ciclismo, em Medellín, na Colômbia.
Gustavo Costa, (20) que compete na Sub-23 foi quem decidiu a chegada na última etapa.Na segunda colocação ficou o cubano Michel Garcia, da equipe paulista de Ribeirão Preto,Raphael Serpa de Americana –
CLASSIFICAÇÃO DA QUINTA ETAPA:
1 – Gustavo Costa (Sub-23) - Padaria Real-Caloi-Céu Azul-Sorocaba – 3h07min52s
2 – Michel Garcia - – São Francisco Saúde-Ribeirão Preto - MT
3 - Raphael Serpa - São Lucas-Giant- Ciclo Ravena-Americana – MT
4 - Roberto Pinheiro - Funvic-Marcondes César-Pindamonhangaba – MT
5 – Geraldo Silva Jr. - São Lucas-Giant- Ciclo Ravena-Americana – MT
CLASSIFICAÇÃO GERAL FINAL:
1 - Renato Seabra - Clube de Ciclismo DataRo-Foz do Iguaçu – 17h40min33s
2 - José E. Rodrigues - Padaria Real-Caloi-Céu Azul Alimentos-Sorocaba – a 9s
3 - Antonio Nascimento - Funvic-Marcondes César-Pindamonhangaba – a 12s
4 - Marcelo Moser - Padaria Real-Caloi-Céu Azul Alimentos-Sorocaba – a 42s
5 - Gregory Panizo – Clube Dataro de Ciclismo-Foz do Iguaçu – a 46s
CLASSIFICAÇÃO GERAL POR PONTOS:
1 - Michel Garcia – São Francisco Saúde-Ribeirão Preto – 29 pontos
2 - Roberto Pinheiro - Funvic-Marcondes César-Pindamonhangaba – 25
3 - Gustavo Costa (Sub-23) - Padaria Real-Caloi-Céu Azul Alimentos-Sorocaba – 19
CLASSIFICAÇÃO GERAL DE MONTANHA:
1 - Marcelo Moser - Padaria Real-Caloi-Céu Azul Alimentos-Sorocaba – 17 pontos
2 – Maurício Morandi - Clube de Ciclismo de S. J. Campos-Cannondale - 14
3 - José E. Rodrigues - Padaria Real-Caloi-Céu Azul Alimentos-Sorocaba – 10
CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPES:
1 - Funvic-Marcondes César-Pindamonhangaba – 53h05min54s
2 - Clube de Ciclismo DataRo-Foz do Iguaçu – a 1min09s
3 – Padaria Real-Caloi-Céu Azul Alimentos-Sorocaba – a 2min57s
Fonte:
UCI
Foto : FCC

PANAMERICANO JUVENIL : CURUCHET OURO NO PELOTÃO

Juan Ignacio Curuchet ganhou a medalha dourada na prova de pelotão que encerrou o Campeonato Panamericano de ciclismo junior realizado em Mar del Plata na Argentina.Após percorrer os 120 km de prova num pelotão de 50 ciclistas,escapou no km 70.( Curuchet 17 anos filho do campeão olímpico de Pequim 2008 Juan Curuchet),chegou a meta final escoltado pelo uruguaio Rodrigo Bonilla segundo na competição e pelo chileno Andrés Peñaloza, em terceiro.Com os braços erguidos em direção à meta, recebeu a bandeira de quadros acenada pelo seu avô. 
Foto: www.infobiker.com.a
No feminino a ciclista chilena Denise Ahumada Gutiérrez , venceu a prova ,depois de percorrer as 60 milhas na chuva.24 participantes passaram pelo circuito começando e terminando em Varese. Lá, com 1 hora e 37 minutos se impos a chilena Denise Ahumada Gutiérrez , escoltada pela canadense Allison Beveridge - a um minuto - enquanto a terceira foi a mexicana Ingrid Drexel.Marcelo Lanzi, presidente Federação Argentina de Ciclismo de Pista (FACPyR) disse que ao terminar em segundo lugar, nosso país(Argentina):
"É uma confirmação de que nós temos a renovação para o futuro."
A medalha que pelo segundo ano consecutivo foi para México superou o que foi feito em 2010 e teve 15 medalhas de ouro, três de prata e três de bronze. A Argentina , com quatro ouros, 5 pratas e 2 bronzes e o Chile completou o pódio com dois ouros, 5 pratas e 12 bronzes.
Agora só nos resta pensar no Campeonato Pan-Americano Júnior que será realizado no próximo ano na Guatemala,de 23 a 29 de Abril .

PAIS OURO PRATA BRONZE TOTAL
MEXICO  15 3 3                            21
ARGENTINA 4 5 2                        11
CHILE 2 5 12                                19
CANADA 1 4 2                              07
 
BRASIL 0 2 2                                04
ECUADOR 0 2 1                            03
URUGUAY 0 1 0                            01
BARBADOS 0 1 0                          01
GUATEMALA 0 0 1                       01
TRIN. Y TOBAGO 1 0 0                01
Fonte:FACPyR

domingo, 17 de abril de 2011

CAMPEONATO PANAMERICANO DE PISTA JUNIOR 2011





A fase de pista do campeonato panamericano de juniores em Mar del Plata na Argentina chegou ao seu final.Como previsto, o encerramento das atividades foi feita com a prova "omnium".O junior continental tem o México como seu principal protagonista,pelo segundo ano consecutivo,com 
15 medalhas de ouro,3 de prata e 2 de bronze.O segundo lugar é da Argentina com três de ouro,5 de prata e 2 de bronze,completa os três primeiros lugares o Chile, com 1 ouro, 5 pratas e 11 bronzes.Entre as mulheres a mexicana Ingrid Drexel, o destaque deste Panamericano com cinco ouros.Drexel receberá o prêmio “Alberto Doglioli” pela melhor performance do torneio.A Vice campeã foi a chilena Flor Palma. O Brasil sem resultados expressivos,e sem hegemonia na America Latina,conquistou duas medalhas de bronze, a primeira com Kacio Freitas na prova de Scratch, a segunda medalha ficou com Dieferson Borges,no Keirin.A medalha de Prata foi conquistada pelo trio Kacio Freitas, Marcos Vinicius e Dieferson Borges na prova de Velocidade Olímpica.Os nossos resultados retratam a posição do ciclismo e o conformismo com as conquistas nasprovas mais simples dessa modalidade.

VOLTA CICLÍSTICA INTERNACIONAL DE GRAVATAÍ

RESULTADOS

STAGE 4: CANELA - GRAVATAÍ

1° Roberto Pinheiro SILVA BRA FUN 2:57:59 8 8
2° Michel FERNANDEZ GARCIA CUB +0 5 5
3° Raphael SERPA BRA +0 2 2
4° Gregory PANIZO BRA DAT +0
5° Gustavo COSTA BRA +0
33° Demis ALEMAN ARG +26
36° Francisco CHAMORRO ARG +31
38° Matias MEDICI ARG FUN +37
51° Franco SOLDA ARG +3:34
GERAL:
1° Renato SEABRA Brazil DAT 14:32:41 4 4
2° Jose MEDEIROS Brazil +9
3° Antonio Xavier NASCIMENTO Brazil FUN +12
4° Marcelo MOSER Brazil +42
5° Gregory PANIZO Brazil DAT +46
32° Matias MEDICI Argentina FUN +15:14
47° Demis ALEMAN Argentina +28:22
49° Francisco CHAMORRO Argentina +29:53
63° Franco SOLDA Argentina +46:24

quarta-feira, 13 de abril de 2011

ProTeam 2011

O pelotão ProTeam 2011 terá 14 marcas de bicicletas dos melhores modelos e fabricantes, destacando-se a Specialized, única marca patrocinando três equipes.Depois de ser em 2010 a marca oficial da Astana e da Saxo Bank, a Specialized vai ser o veículo das vitórias de Mark Cavendish e companheiros da eqipe HTC-Highroad. Com a chegada do fabricante americano a esta equipe, saiu de cena a Scott, que, em 2011, não terá presença no pelotão principal.
Só duas marcas patrocinam mais de um equipe. A Pinarello com a Movistar e Sky,e a Trek escolhida pela RadioShack e Leopard-Trek.
A aposta dos fabricantes na primeira divisão do ciclismo só tem a ganhar, com mais quatro equipes a terem a marca de bicicletas na designação oficial: BMC, Liquigas-Cannondale, Garmin-Cervélo e Leopard-Trek.
Equipes e Bicicletas
Ag2R: Kuota /Astana: Specialized / BMC: BMC / Euskaltel-Euskadi: Orbea / Garmin-Cervélo: Cervélo / HTC-Highroad: Specialized/ Katusha: Focus / Lampre-ISD: Wilier / Leopard-Trek:
Trek / Liquigas-Cannondale: Cannondale/Movistar: Pinarello / Omega Pharma-Lotto: Canyon
Quick Step: Merckx / Rabobank: Giant / RadioShack: Trek / Saxo Bank-Sungard: Specialized
Sky: Pinarello / Vacansoleil: Ridley
( FOTO DE FUNDO BLOG: WANDER VIEIRA / DF )