'' O velódromo Martin Cochise Rodríguez será o cenário para as provas de pista''.
Foi realizada hoje 26 de Abril,ás 09:00 pela manhã, no hotel Trip da cidade de Medellín ,a abertura do Campeonato Pan-Americano de ciclismo, Pista e Estrada, elite e sub 23, feminino e masclino. Um evento que reunirá cerca de 300 ciclistas de todo o continente, entre 1 e 8 de Maio próximo. O campeonato, que tem o respaldo da Confederação panamericana ciclismo está revestido de grande importância,tanto no âmbito desportivo como organizacional.
Paralelamente ao evento será realizado o CONGRESSO PAN AMERICAN DA COPACI quando então estará presente o presidente da UNIÃO CICLÍSTICA INTERNACIONAL o irlandês Patrick McQuaid,um fato que reforça ainda mais este evento internacional de Antioquia.
VÁRIAS SELEÇÕES JÁ ESTÃO TREINANDO NO VELÓDROMO
Além dos ciclistas da Colômbia, como os medalhistas de ouro mundiais Edwin Ávila e Maria Luisa Calle,também estão preparando os chilenos que tem em Luis Mansilla, sua esperança visto que também é outro medalhista mundial, porem juvenil .
Aline Paroliz e Sumaia Ribeiro se destacam entre as ciclistas do Brasil.O salvadorenho Eduardo Avelar também vem rodando na pista do “ Cochise Rodriguez”,assim como os equatorianos Liliana Quistial e Luis Albán.
O medalhista de prata do Campeonato Mundial de 2009 na prova Omnium,Zachary Bell,será o cabeça da equipe do Canadá que será formada por 18 ciclistas e dirigida pelo britânico Tim Harris.
Contará no feminino com a experiência de Clara Hughes,medalha de bronze na prova de estrada dos jogos Olímpicos de Atlanta em 1996.
Na delegação do Canadá também sobresai Martin Gilbert,campeão Panamericano de estrada na Venezuela 2007 e Travis Smith campeão e vice na velocidade pura em 2010 e 2009.Grande especialista em provas do kilômetro .
Cuba confirmou sua participação com uma delegação de 23 ciclistas, incluindo participantes dos campeonatos mundiais elite e pista , Lisandra Guerra em provas de velocidade e Yoanka González no meio fundo.
A nutrida delegação ''isleña'' contará com o double campeão da '' Vuelta a Cuba, em 2009 e 2010'', Arnold Alcolea, que será o cabeça da equipe cubana nas provas de estrada e Rubén Campanioni campeão panamericano do ómnium o ano de 2010 nas competições de velódromo.O grupo técnico será comandado pelo experiente Héctor Ruiz, ao lado de Leonel Álvarez, Antonio Madera e Cecilio Mera.
BELICE E ARUBA
Belice, país costeiro do mar do Caribe, que limita ao norte com o México, e a oeste e sul com Guatemala, inscreveu oito ciclistas,sete no masculino e a Shalini Zabaneh, como única mulher.
Aruba, que é uma ilha das Antilhas menores ,inscreveu Gino Hodge e a George Winterdal. Eles contam com a direção técnica de Ryan Dirkz.
Foto/fonte:Ciclismototal