domingo, 26 de janeiro de 2014

O Colombiano ,Nairo Quintana,Campeão do Tour de San Luis 2014 e um dos maiores nomes do ciclismo da primeira divisão mundial


Nairo Alexander Quintana Rojas (Team Movistar) filho de Luis Quintana e Eloísa Rojas, nasceu em Tunja capital do departamento de Boyacá, tendo sua infância e adolescência transcorrido em vereda La Concepción del vecino município de Cómbita, junto a sua família de agricultores.Seu primeiro passo foi entrar para o Club Deportivo Ediciones Mar de Tunja.A primeira equipe foi Boyacá es para Vivirla, de categoria Continental (tercera división),em que ele fez seu debut com 19 anos. Nesse ano foi proclamado vencedor do Tour del Porvenir (prova ciclística limitada a menores de 23 anos), com apenas 20 anos.Em 2011 a equipe subiu de categoria e passou a ser Profissional Continental (segunda divisão), abrindo as portas para mais competições europeias, incluindo algumas da UCI World Tour, a máxima categoria mundial. Deste modo puderam participar da Volta a Cataluña, onde Quintana ganhou com a classificação da montanha.

Um salto a elite na Europa 2012.

Em 2012 deu um salto ao ciclismo de elite com a assinatura do contrato por duas temporadas com a equipe espanhola Movistar,Depois de seis días de competição em fevereiro,em março ganhou a Vuelta a Murcia depois de impor-se na primeira etapa. Dois meses depois seria segundo na Vuelta a la Comunidad de Madrid.Em junho chegaria a sua primeira vitória em uma prova da WorldTour: na etapa rainha do Critérium del Dauphiné marchou solitário na subida ao Joux Plane e pôde conservar sua vantagem na baixada com a meta situada em Morzine, sete días depois ganhou a La Ruta de l Sur.
Em 2013, estreou novamente participando de provas menores do sul espanhol no mês de fevereiro,sendo sétimo na Vuelta a Andalucia  e 11° na Vuelta a Murcia (prova que havia ganhado um ano antes) Ocasião em que disputou uma só etapa por restrições de percurso . Em Março chegou seu primeiro objetivo da temporada a Paris Niza, quando finalizou em 15°. Uma semana depois correu a Volta a Cataluña, onde foi quarto e ganhou uma etapa Em abril chegaria seu maior triunfo até este momento ao se impor na Vuelta al pais Vasco , onde além de ganhar a geral,também uma etapa de regularidade. 
Em 11 de agosto, Nairo foi coroado como vencedor da XXXV Vuelta a Burgo, além de ganhar a última etapa em Lagunas de Neila, distanciando do espanhol David Arroyo 23 segundos, e do italiano Ivan Basso a 25 segundos e ao campeão do Giro de Italia Vincenzo Nibali a 48 segundos.
Debut no Tour de France
Para a edição 100° do Tour de France , é selecionado por sua equipe para atuar como “gregário” de Alejandro Valverde , alem de “gregário” lutaria pela camisa de melhor jovem.Na etapa 15° de 242,5 km com final em cima do famoso Mont Ventoux  termina em segundo lugar na etapa e finaliza a menos de um minuto de Chris Froome , e conquista a camisa branca.
Na chegada no alto do Alpe d'Huez , a etapa com mais montanha daquele ano, desconta tempo dos demais favoritos e se coloca em terceiro na geral a 19 segundos do segundo espanhol Alberto Contador.
Na etapa 20° e na data de celebração do Grito de Independência da Colômbia, consegue sua primeira vitória no Tour de France na etapa de alta montanha com chegada a um ponto de “categoria especial” em Annecy (Le Semnoz), superando no último km a Joaquim Rodriguez  e Chris Froome ,conquistando assim a segunda colocação na geral e campeão na classificação dos jovens e montanha. Com isto, se converte no melhor latinoamericano classificado em toda a história do Tour de France e em segundo colombiano a subir ao pódio (Fabio Parra foi terceiro em 1988). Além,de ser o primeiro ciclista a ganhar, em uma mesma edição,as camisas branca e a de pontos vermelhos ( Campeão de Montanha).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.