quinta-feira, 30 de novembro de 2017

O CONTROLE ANTIDOPING

O Controle de Dopagem é parte essencial do programa antidopagem, para promover e proteger a integridade do Esporte. Todo o processo de controle possui cinco fases:
A etapa de seleção dos atletas,
A notificação,
A coleta de amostra,
As análises ,
A gestão do desfecho.
O teste é realizado com a urina do ciclista já que é por ela que as substância tóxicas são eliminadas do organismo. Para realizar o exame, o atleta é convidado a comparecer no controle de doping  junto com algum responsável pelo evento.
Com o conteúdo coletado, analisa-se o pH e o volume da amostra.
Após isso, é encaminhado para o laboratório olímpico.
Se o exame apresentar alterações, é feito uma nova análise para comprovar os resultados.
Se ainda sim constar alterações para as substâncias ilegais, o atleta passa por um processo de exclusão da competição.
E ainda passa a cumprir uma pena estabelecida pela própria Agência.
A maioria das substâncias proibidas  são separadas em quatro grupos:
1 - Estimulantes
2 - Narcóticos analgésicos
3 - Diuréticos
4 - Esteroides anabolizantes
Para que o exame seja bem sucedido e não ocorra fraudes, os testes dos atletas são analisados em laboratórios acreditados pela Agência Mundial Antidopagem – WADA-AMA (ou seja, aprovados pela AMA).
Nada melhor do que uma competição justa  e saber que o ciclista venceu por mérito, esforço e dedicação.

terça-feira, 28 de novembro de 2017

FESTA E ELEMENTO SURPRESA NOS 100 KM DE BRASÍLIA COM A PRESENÇA DA ABCD.(Autoridade Brasileira Controle Dopagem)

As corridas com circuito plano , como os 100 km de Brasília,que são definidas em embalagens desenvolvidas em sua maioria nos dez segundos finais ,são as vezes injustas com o resto do pelotão pois toda a atenção é levada a cabo por esse esforço decisivo que os velocistas das diferentes equipes fazem. São momentos que gravam em nossas memórias e que dão vida à competição.
Na Elite ,Gustavo “Miroir”  (Bike e Fitness Miroir/ Miroir E.Clube) ganhou a prova com grande autoridade, apesar de ser um estradista o Jovem medalhista de prata no brasileiro de Juniores (2017) mostrou que está se preparando para grandes datas.
No transcorrer da prova , houve  instantes, e capítulos de raça que davam nomes a seus protagonistas ao moldar  verdadeiros um vôos  para assumir a ponta do pelotão.

Mas na embalagem final, Gustavo Miroir  a poucos metros de linha da chegada concluiu com o melhor tempo e encabeçou os trabalhos  finais ,deixando o segundo lugar para o Ailton ,tendo o Alan na 3ª posição. 
A presença da ABCD (Autoridade Brasileira Controle Dopagem) na prova surpreendeu alguns que chegaram a desistir e se negar a fazer a coleta do material

O presidente da FMCDF declarou que o objetivo da Federação Metropolitana Ciclismo do DF é o de manter a justiça e a integridade no meio esportivo colaborando com a ABCD .

                       
Nessa 38ª edição dos 100 Km de Brasília foi instituído o Troféu AFONSO MORENO  idealizador do evento que se fez presente a prova e recebeu as honras da casa.

(Na foto a esquerda Afonso Moreno a direita Wanderson Tosta Presidente da FMCDF)





Claudio Civatti diretor da prova e a MKS esporte assumem a organização do evento  após convênio firmado com a FMCDF 
até 2020.








quinta-feira, 23 de novembro de 2017

ADIR ROMEO CRIA A 1ª EDIÇÃO DOS RECORDES DO VELÓDROMO DE CURITIBA

1ª EDIÇÃO DOS RECORDES DO VELÓDROMO DE CURITIBA
Prezados Presidentes de Federações Estaduais de Ciclismo,
Dia 9 de outubro assumi a coordenação de ciclismo da Secretaria de Esporte Lazer e Juventude de Curitiba. Convidado pelo Secretário Marcello Richa e pelo Prof. Carlos Pijak Junior nosso diretor de esportes. E aproveito para apresenta-los ! 
A cidade de Curitiba sempre fez parte da história do Ciclismo nacional e por este motivo escrevo a todos e encaminho esta nova ideia que entrará em pratica dia 9 de dezembro.
Gostaria de contagia-los e que todos que possuem velódromo pudessem criar seus recordes e compartilhar neste Brasil imenso!
Observo que será uma forma de nos interligar e realmente fazer com que novos valores surjam e assim através dos recordes acompanharemos as evoluções.O regulamento esta esboçando este novo processo e assim que o primeiro evento seja realizado estaremos em constante atenção para atualiza-lo.
Convido a todos para fazer parte deste momento. E agradeço a parceria da Federação Paranaense de Ciclismo através do nosso presidente Sr. Eduardo. Ela será o orgão que nos credibilizará e fará a supervisão do processo. 
Adir Romeo.

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Jeferson é destaque no MTB

Um dos destaques do Mountain Bike Brasiliense é o Jeferson Morais (Paulista / Bike Mania) Campeão Brasiliense de Mountain Bike  XCM ,que há dois anos vem se firmando nessa modalidade conquistando vitórias e subindo ao pódio não só nas provas do DF mas outras pelo Brasil.Neste final de semana subiu ao podium na 4º posição na categoria sub 30 e 16º na geral no  Desafio Brou Bruto em Ouro preto MG.

Gustavo Henrique chega a Elite com vitória no Torneio Capital

Com a Presença de vários ciclistas,foi disputada na estrada o último desafio do Torneio Capital.Em um percurso de 75 quilômetros estrada, o prêmio da elite masculino foi para Gustavo Henrique (Clube Ciclo Miroir / medalha de prata no brasileiro Junior 2017) , que após inúmeros ataques superou a seu rival nos 100 metros final da prova,deixando então a Lhoander Silva (Squadra Cycle Team) a segunda colocação seguido de Alan Clécio em 3º e Luciano Mineiro em 4º.Na classificação geral o título na elite ficou com para João Vitor F.Oliveira,Campeão do Torneio Capital 2017. 

domingo, 19 de novembro de 2017

O brilhante triunfo em 2002 de Eric Santos nos 100 km de Brasília


Na foto Eric Santos na largada dos 100 km de 2016
Em 2002 os 100 km de Brasília de ciclismo teve um desfecho emociante na categoria ELITE quando em um  um sprint final entre Pedro Romeiro e Eric Vieira Santos,Romeiro cruza a linha de chegada em primeiro.Ele que retornava da Europa onde  fazia treinamentos na Bélgica,cruzou a faixa de chegada em primeiro a segundos de diferença do Eric Santos. A surpresa maior veio com a desclassificação de Romeiro pela UCI, por vencer ilicitamente a prova que consagrou com justiça o brasiliense Eric Vieira dos Santos como vencedor da mais tradicional prova do ciclismo do Distrito Federal.


  


segunda-feira, 6 de novembro de 2017

100 km de Brasília terá a presença do primeiro ganhador da prova


Jedson Borges de Melo (a direita na foto) primeiro ganhador dos 100 km de Brasília .(A esquerda) Rodrigo Melo Didi, seu filho.No centro Wanderson Tosta . 

Jedson iniciou sua carreira no ciclismo goiano,
apesar dos bons resultados acabou por se afastar do esporte por um ano,época em que conheceu o Tosta que o convidou para auxilia-lo na FMC e pouco tempo depois estava de volta as  pistas de onde não parou até os dias de hoje sendo detentor de vários títulos de campeão e vitórias em provas por todo Brasil.Seu filho Rodrigo acompanhou os passos do pai e cedo iniciou sua carreira no esporte sendo hoje um dos TOP 10 do ciclismo nacional,com inúmeras vitórias sul americanas.

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

38ª PROVA 100 KM DE BRASÍLIA DE CICLISMO TEM INSCRIÇÕES ABERTAS

A prova mais tradicional do ciclismo de Brasilia, será realizada a partir deste ano, pela MKS Esportes.
A segunda prova de rua mais tradicional de Brasília acontece dia 26 de novembro, na Esplanada dos Ministérios
Inscrições e informações: MKS Esportes (www.mksesportes.com.br).
Estão abertas as inscrições do 38° 100 km de Brasília, uma das maiores provas do ciclismo de rua do país. A prova acontece no domingo, 26 de novembro, a partir de 7h00, em circuito na Esplanada dos Ministérios.
Este ano a prova será dividida em 18 categorias, com a presença estimada de 300 ciclistas de todo o Brasil. A prova faz parte do ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo, e é a mais tradicional da região Centro Oeste.
Às 7h00, larga o Infanto Juvenil (12 a 14 anos), a primeira categoria, fazendo quatro voltas no percurso de 2,2 km, na Esplanada dos Ministérios. Em seguida, Juvenil (6 voltas), Open (8 voltas), Fixa (5 voltas), Master B (13 voltas), Master C (12 voltas), Master A (15 voltas), e Elite Feminino/Junior Feminino/Master Feminino (12 voltas). Elite Masculino, Sub23 Masculino e Junior Masculino finalizam a prova com 45 voltas e os 100 km de Brasília percorridos na Esplanada dos Ministérios.
Os 100 km de Brasília é a segunda prova de rua mais antiga do Distrito Federal, atrás apenas da Corrida de Reis. “Os 100 km acontecem ininterruptamente há 38 anos. Queremos resgatar a importância dessa prova no calendário esportivo local e nacional e torna-la internacional”, afirma Claudio Civatti, diretor da prova. “O circuito de 2.200 metros, totalmente plano, na Esplanada dos Ministérios, é ideal para que a prova seja disputada em alta velocidade por todas as categorias”, acrescenta.

Atletas da principal categoria, Elite Masculino (além de Sub23 Masculino e Junior Masculino), farão 45 voltas no circuito compreendido entre a Catedral de Brasília, e a Avenida das Bandeiras, em frente ao Congresso Nacional. Largada e chegada será na via N1, próximo do Ministério da Educação.