sábado, 30 de novembro de 2013













       Equipe Continental Chileno – Hispano 
                "Viña Santa Cruz -  Minera Candelaria"
Em 2014 o Chile terá uma equipe Continental com residência em Murcia na Espanha,este novo projeto contará com 8 “pedaleros” chilenos e 4 espanhois.Os dois primeiros confirmados para esta equipe são os puertomontinos, Adrián Alvarado e Edison Bravo.
          Tres espanhois para a equipe continenetal do Equador
A equipe do Equador será a primeira equipe profissional do pais e combiná os melhores talentos nacionais junto a corredores espanhóis.O asturiano Higinio Fernández e os catalanes Jaume Rovira e Jordi Simón já tem firmado seus contratos com a esquadra de Santiago Rosero e José Ragonessi e que na Espanha encabeçam Melcior Mauri e Domenec Carbonell.
O objetivo é obter a classificação do número máximo de atletas para os próximos Jogos Olímpicos a realizar-se no Río de Janeiro em 2016 com um projeto de caráter internacional e que disputará o calendário americano e europeu.Para afrontar todas as “Carreras” e ganhar maior experiência,o pelotão se complementará com os ciclistas espanhóis:Jordi Simón, Higinio Fernández e Rovira.

Jordi Simón (1990) correu o ano passado em Andalucía Pro Continental e este 2013 ratificou sua performance , excelentes resultados , vitorias na Vuelta a León, Campeonato de Catalunya élite, a Clásica de Beasain e o subcampeonato da Espaha élite. Em 2012, uma lesão no início da temporada o fez retroceder em seu debut profissional. Como sub 23, disputou o Tour del Porvenir e o Mundial com a seleção espanhola e foi sétimo no Europeu.Em 2008 como juvenil ganhou o ranking da Federação Espanhola e se proclamou vice campeão da Espanha. 

Higinio Fernández o asturiano (1988) foi profissional na equipe Caja Rural em 2010 e 2011 e nos dois últimos correu em Lizarte amateur. Este ano voltou a demonstrar sua qualidade com o triunfo final no Torneio Euskaldun o segundo posto na Vuelta a Navarra. Em 2007 debutou como amador com a Würth de Juan González e foi um dos melhores sub 23 em 2009, quando ganhou a Vuelta a Palencia e foi terceiro no Campeonato da Espanha.alem de ser graduado em ,Ciencias de la Actividad Física y Deporte pela Universidad de A Coruña.

Por sua parte, Rovira (1979) já correu sob comando de Carbonell em Andorra 2009 e será o capitão da equipe nas provas de estrada,com a experiência que tem acumulado desde 2005 em várias equipes continentais e ao redor do mundo.Em seu curriculum destacam duas vitórias: a Clássica de Ordizia em 2009 e o Gran Premio Llodio em 2006. O catalán tem passagem pelas seguintes equipes: Andalucía (2005-2006), Viña Magna (2007), Extremadura (2008), Andorra (2009), Heraklion Kastro-Murcia (2010), KTM-Murcia (2011) e Gios-Deyser (2012).Em 2013 seguiu treinando e correu algumas provas UCI. 

O plantel será de 20 corredores, com quatro especialistas em pista, destes a base serão 11 os ciclistas mais experientes e os jovens talentos do Equador.Nove espanhóis completarão a formação americana para afrontar com garantías o calendário da América e Europa.
Rosero e Ragonessi são a “alma máter” deste projeto em que Mauri, ganhador da Vuelta a España em 1991 e prata no Mundial de 1998.Carbonell encabeça o aparato técnico.A preparação física fica a cargo de Xavier Ràfols e Simón, em um staff que completa com o Dr. Piero Galilea Ballarini, o ex selecionador de pista Jaume Mas Martín, Vicenç Fermin Maset, na fisioterapia, e José Luis de Abajo e Moisés Zumba como responsáveis pelo material.(Fonte e foto Biciclismo)







               Arnaud  Coyot  
falece vítima de um acidente


O ex profissional Frances correu nas equipes Cofidis, Unibet, Caisse d'Epargne e Sojasun

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

GIRO PELA IRMANDADE - ARGENTINA E URUGUAI


Tour de San Luis Argentina,inicia a temporada 2014

O Tour de S. Luis vem ganhando prestigio a cada ano, e em 2014,terá sua versão feminina Serão 270 km em cinco dias,de 14 a 18 de Janeiro e cinco camisas de líderes marcarão a competição feminina entre as 18 equipes.Uma das principais provas internacionais de início de ano, período extremamente difícil para as equipes profissionais, em virtude de existirem poucas corridas e muitas equipes.Rivalizando com a prova australiana do Tour Down Under, o tour argentino inicia-se em 20 de janeiro, com um total de 150 corredores, entre os quais doze equipes do World Tour : AG2R La Mondiale, Astana Pro Team, BMC Racing Team, Cannondale Pro Cycling, Garmin-Sharp, Katusha, Lampre-Merida, Lotto-Belisol, Movistar Team, Omega Pharma-Quick Step, Orica-Greenedge e Trek Factory Racing ; cinco continentais profissionais : Androni Giocattoli–Venezuela, Bretagne-Seche Environnement, Team Colombia, Team Novo Nordisk y Unitedhealthcare Pro Cycling Team e ainda a continental Jamis-Hagens Berman e seis formações sul americanas: San Luis Somos Todos, Provincia de Buenos Aires, Rudi Project-DataRo e as seleções da Argentina, Cuba e Chile.

A prova terá sete etapas,com três finais em alto:
Cerro El Amago, Potrero de las Funes e Mirador del Sol

Entre as feras estarão nomes como Nairo Quintana, ‘Purito’ Rodriguez, Mark Cavendish, Peter Sagan e Vincenzo Nibali.

As etapas do Tour de San Luis 2014:
1. San Luis – Villa Mercedes 164 km
2.
La Punta – Mirador del Potrero 170,6 km
3. Tilisarao – Juana Koslay 175,8 km
4. El Potrero de los Funes – Alto del Amago 168,7 km
5. San Luis – San Luis 19,2 km CRI
6. Las Chacras – Merlo (Mirador del Sol) 184,4 km;
7. San Luis – Terrazas del Portezuelo 148,1 km.

Downhill

Prova dos jogos Bolivarianos Trujillo 2013- Peru , onde o ciclista  Marcelo Gutiérrez no Downhill ,conseguiu uma das medalhas de ouro.

Juegos Bolivarianos 2013

OS JOVENS DO CICLISMO COLOMBIANO








Antioquia será a sede da nova versão da Volta do Futuro,uma competição em que jovens da categoria masculinos, nascidos entre 1997 e 1998 e da categoria feminino nascidas entre 1995 e 1998 demonstrarão  por que são os novos talentos do ciclismo colombiano. 
A Copa do Mundo UCI Pista será disputada entre 05 e 07 de Dezembro de 2013 em Aguascalientes, México.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

XXXIII Vuelta Internacional a Chiriquí 2013 (Panamá).


Vuelta Chiriquí,(Panama) Et.9: Raabe ratificou ser o melhor contra o relógio.
Foto: ©nuestrociclismo.com
DF terá 600 km de ciclovias e ciclofaixas até 2014
                População ainda não sabe as regras
DF tem 255 km de ciclovias e ciclofaixas, mas ciclistas, pedestres e motoristas não entendem as regras. Governo afirma que equipes de educação de trânsito têm realizado campanhas educativas
O Distrito Federal já conta com 170 km de ciclovias e 85 km de ciclofaixas, totalizando 255 km de pistas destinadas a bicicletas.
 
O problema, segundo ciclistas e a ONG Rodas da Paz, é que motoristas e pedestres ainda não entendem a sinalização e onde só deveria haver “bikes” circulando há pedestres e muitas vezes, a preferência dos ciclistas não é respeitada pelos motoristas. 
Para chegar a essa quantidade de quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, o GDF (Governo do Distrito Federal) já desembolsou quase R$ 56 milhões em obras. Apesar da quantia gasta, não houve investimento suficiente em campanhas educativas, que é o maior entrave para o não entendimento das regras, segundo a ONG. 
De acordo com o presidente da entidade, Jonas Bertucci, é necessário que motoristas, pedestres e ciclistas entendam o correto funcionamento das ciclovias que já estão sendo usadas. 
— Tem lugares aqui em Brasília que, ao invés de o motorista parar o carro para o ciclista passar, é o contrário. Existem pedestres que correm e andam pelas ciclovias, pois eles não sabem que essas vias são destinadas exclusivamente a bicicletas. 
Na visão do professor do Departamento de Engenharia Civil da UnB (Universidade de Brasília), Paulo César Marques, a posição da ONG de cobrar campanhas educativas é importante. 
— É necessário que isso aconteça para que as pessoas entendam melhor como funcionam as ciclovias. É uma obrigação dos órgãos fazer campanhas. Com isso, a gente cria uma harmonia em todo o sistema viário. 
Conforme explicou o professor, a veiculação de campanhas educativas tende a esclarecer dúvidas que muitos pedestres, motorista e ciclistas têm. 
— Em muitos casos, os condutores de carros pensam que são donos da via. Mas é preciso mostrar que, pelo fato de que nem todos os lugares possuem ciclovias, os ciclistas também podem usar as pistas por onde os veículos de passeio circulam. 
                                        Promessa é de 600 km até o fim de 2014

O Distrito Federal já tem 255 km de pistas destinadas a bicicletas, mas, a promessa do governo é de que até o fim de 2014 a capital do País tenha 600 quilômetros, chegando a ser uma das líderes mundiais. Mas, atualmente, somente as regiões administrativas do DF como Sudoeste, Recanto das Emas, Santa Maria e Ceilândia estão com as obras concluídas. 

 Em alguns locais, haverá a integração com outros modais de transportes, como o metrô. O objetivo do GDF é ter essa integração completa, mas isso será feito por etapas e demandará mais tempo. 

Ciclovias x Ciclofaixas
As ciclovias são vias exclusivas para bicicletas, separadas fisicamente das vias de veículos por canteiros, calçadas, muretas ou meio fio. Nas ciclovias é proibida a circulação de carros, motos e também de pedestres, garantindo que o ciclista pedale com tranquilidade e segurança. Podem ser de mão dupla ou mão única. 

As ciclofaixas são espaços pintados no piso, sinalizando onde os ciclistas devem circular. Geralmente as ciclofaixas são pintadas nas ruas e avenidas e dividem espaço com os carros, dando exclusividade ao ciclista em determinadas faixas da via. Nos cruzamentos, elas registram a preferência aos pedestres, mas os carros as atravessam. 

Fatalidades

Fonte: Pedal.com.br -  

Dylan Girdlestone domina em Rwanda


Dylan Girdlestone venceu o Tour de Rwanda, com grande número de pessoas assistindo à final da última etapa da prova em Kigali, capital de Rwanda a uma altitude de 1500 metros.
Na ultima etapa o triunfo foi novamente para o algeriano, Azzedine Lagab que triunfou isolado.
Classificação da etapa:
1. Lagab (ALG, Equipe nationale d’Algérie), les 94,2km en 2h23’54’’ (moy. : 39,28km/h)
2. Chabane (ALG, Equipe nationale d’Algérie), à 1’40’’
3. Debretsion (ERY, AS.BE. CO Cycling Team), à 1’48’’
4. Niyonshuti (RWA, MTN-Qhubeka), m.t.
5. Girdlestone (AFS, MTN-Qhubeka), m.t.


Geral final:
1. Girdlestone (AFS, Equipe nationale d’Afrique du Sud), 20h35’55’’
2. Meintjes (AFS, MTN-Qhubeka), à 2’1’’
3. Eyob (ERY, AS.BE.CO Cycling Team), à 2’20’’
4. Njoroge (KEN, Equipe nationale du Kenya), à 3’39’’
5. Debretsion (ERY, AS.BE.CO Cycling Team), à 4’20’’

Tour of Rwanda 2013, S06 - cyclingcloud.com

sábado, 23 de novembro de 2013

Metkel Eyob,da República da Eirtréia (África) no pódio da sexta etapa

Metkel Eyob, um jovem eritreu de vinte anos, foi o vencedor da sexta etapa da Volta a Rwanda, enquanto, Dylan Girdlestone continua líder.Eyob ganhou no sprint final,o sul africano Louis Meintjes,que  já venceu uma etapa da  Volta ,  Eyob faz jus ao prêmio de Montanha  desde o primeiro dia, ratificando hoje  sua liderança, como escaladores  do seu país.

Foto Jornal Ciclismo

CLASSIFICAÇÃO:
6ª etapa (Huye-KIgali) :
1. Eyob (ERY, AS.BE.CO Cycling Team), les 125,7km en 3h3’16” (Moy. : 41,15km/h)
2. Meintjes (AFS, MTN-Qhubeka), m.t.
3. Nsengiyumva (RWA, Rwanda Karisimbi), à 2”
4. Debretsion (ERY, AS.BE.CO Cycling Team), m.t.
5. Girdlestone (AFS, Equipe nationale d’Afrique du Sud), à 10”
Geral:
1. Girdlestone (AFS, Equipe nationale d’Afrique du Sud), en 18h10’13”
2. Meintjes (AFS, MTN-Qhubeka), à 2’1”
3. Eyob (ERY, AS.BE.CO Cycling Team), à 2’20”
4. Njoroge (KEN, Equipe nationale du Kenya), à 3’39”
5. Debretsion (ERY, AS.BE.CO Cycling Team), à 4’20”

Vídeo 5ª etapa:


Tour of Rwanda 2013, S05 - cyclingcloud.com

A primeira medalha de ouro ganha nos Jogos Bolivarianos, em Trujillo  2013, foi graças a boa atuação da medalhista olímpica de  45 anos a colombiana Maria Luisa Calle,que no contra relógio individual de 30 km  ,  fez o melhor tempo:31 minutos e 05 segundos,e subiu ao ponto mais alto do podium.
O  corredor sub 23 ,Brayan Ramírez da Colômbia obteve o sonhado primeiro lugar nos Jogos Bolivarianos 2013 .O ciclista “bogotano”,ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude em Singapura 2010, demonstrou  por que atualmente está entre os melhores do mundo. 

Volta Rwanda 2013

Triunfo da Argélia na 5ª etapa

Muito inclinada (10% inclinação), e com pedregulho na chegada o triunfo de hoje coube ao argelino , Azzedine Lagab (28 anos) que inicia sua temporada nesta Volta. Lagab, campeão nacional por seis vezes , provou que faz parte do lote restrito dos melhores ciclistas africanos,Venceu no sprint e em combate direto com o etíope Goytom Biru , com quem escapou a 35 kms da meta.
Girdlestone , quarto na etapa, continua de amarelo.
Vídeo da 4ª etapa:
Classificação:
1. Lagab (ALG, Equipe nationale d’Algérie), les 102,4km en 2h29’15’’ (Moy. : 41,17km/h)
2. Biru (ETH, Equipe nationale d’Ethiopie), à 7’’
3. Meintjes (AFS, MTN-Qhubeka), à 33’’
4. Girdlestone (AFS, Equipe nationale d’Afrique du Sud), à 36’’
5. Hategeka (RWA, Rwanda Akagera), à 39’’
Geral:
1. Girdlestone (AFS, Equipe nationale d’Afrique du Sud), en 15h6’51’’
2. Meintjes (AFS, MTN-Qhubeka), à 2’7’’
3. Eyob (ERY, AS.BE.CO Cycling Team), à 2’26’’
4. Njoroge (KEN, Equipe nationale du Kenya), à 3’35’’
5. Debretsion (ERY, AS.BE.CO Cycling Team), à 4’24’’
…9.Lagab (ALG, Equipe nationale d’Algérie), à 5’32

Tour of Rwanda 2013, S04 - cyclingcloud.com

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Sul africanos dominam na Volta ao Rwanda

Sul africanos dominam na Volta ao Rwanda
O sul africano Johan Van Zyl (MTN-Qhubeka) venceu a etapa de hoje, da Volta ao Rwanda, a quarta,e seu compatriota Dylan Girdlestone, que pertencente à seleção nacional deste país é agora o novo líder.
Esperavam-se ataques na montanha acima, na etapa de hoje, mas foram os sul africanos que acabaram por ditar as leis, chegaram dois isolados com 2.30” de vantagem,tempo suficiente para precaver-se de qualquer ataque até o final da prova.

Tour of Rwanda 2013, S03 - cyclingcloud.com

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

O reconhecimento ao ciclista boyacense Nairo Quintana não param,desta vez foi o embaixador da França em Bogotá Jean Marc Laforet e sua esposa Anne Louyot . O casal recebeu o ciclista em sua casa para uma homenagem pelos triunfos conseguidos na edição passada da Volta da França.
Melhor jovem e melhor escalador .(Nairo esq. na foto)

Jogos Bolivarianos Trujillo 2013 .

 Após quatro dias de competição a seleção colombiana de pista ocupou o primeiro lugar no quadro geral de medalhas do ciclismo de pista nos jogos Bolivarianos Trujillo 2013 .