segunda-feira, 25 de novembro de 2013

DF terá 600 km de ciclovias e ciclofaixas até 2014
                População ainda não sabe as regras
DF tem 255 km de ciclovias e ciclofaixas, mas ciclistas, pedestres e motoristas não entendem as regras. Governo afirma que equipes de educação de trânsito têm realizado campanhas educativas
O Distrito Federal já conta com 170 km de ciclovias e 85 km de ciclofaixas, totalizando 255 km de pistas destinadas a bicicletas.
 
O problema, segundo ciclistas e a ONG Rodas da Paz, é que motoristas e pedestres ainda não entendem a sinalização e onde só deveria haver “bikes” circulando há pedestres e muitas vezes, a preferência dos ciclistas não é respeitada pelos motoristas. 
Para chegar a essa quantidade de quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, o GDF (Governo do Distrito Federal) já desembolsou quase R$ 56 milhões em obras. Apesar da quantia gasta, não houve investimento suficiente em campanhas educativas, que é o maior entrave para o não entendimento das regras, segundo a ONG. 
De acordo com o presidente da entidade, Jonas Bertucci, é necessário que motoristas, pedestres e ciclistas entendam o correto funcionamento das ciclovias que já estão sendo usadas. 
— Tem lugares aqui em Brasília que, ao invés de o motorista parar o carro para o ciclista passar, é o contrário. Existem pedestres que correm e andam pelas ciclovias, pois eles não sabem que essas vias são destinadas exclusivamente a bicicletas. 
Na visão do professor do Departamento de Engenharia Civil da UnB (Universidade de Brasília), Paulo César Marques, a posição da ONG de cobrar campanhas educativas é importante. 
— É necessário que isso aconteça para que as pessoas entendam melhor como funcionam as ciclovias. É uma obrigação dos órgãos fazer campanhas. Com isso, a gente cria uma harmonia em todo o sistema viário. 
Conforme explicou o professor, a veiculação de campanhas educativas tende a esclarecer dúvidas que muitos pedestres, motorista e ciclistas têm. 
— Em muitos casos, os condutores de carros pensam que são donos da via. Mas é preciso mostrar que, pelo fato de que nem todos os lugares possuem ciclovias, os ciclistas também podem usar as pistas por onde os veículos de passeio circulam. 
                                        Promessa é de 600 km até o fim de 2014

O Distrito Federal já tem 255 km de pistas destinadas a bicicletas, mas, a promessa do governo é de que até o fim de 2014 a capital do País tenha 600 quilômetros, chegando a ser uma das líderes mundiais. Mas, atualmente, somente as regiões administrativas do DF como Sudoeste, Recanto das Emas, Santa Maria e Ceilândia estão com as obras concluídas. 

 Em alguns locais, haverá a integração com outros modais de transportes, como o metrô. O objetivo do GDF é ter essa integração completa, mas isso será feito por etapas e demandará mais tempo. 

Ciclovias x Ciclofaixas
As ciclovias são vias exclusivas para bicicletas, separadas fisicamente das vias de veículos por canteiros, calçadas, muretas ou meio fio. Nas ciclovias é proibida a circulação de carros, motos e também de pedestres, garantindo que o ciclista pedale com tranquilidade e segurança. Podem ser de mão dupla ou mão única. 

As ciclofaixas são espaços pintados no piso, sinalizando onde os ciclistas devem circular. Geralmente as ciclofaixas são pintadas nas ruas e avenidas e dividem espaço com os carros, dando exclusividade ao ciclista em determinadas faixas da via. Nos cruzamentos, elas registram a preferência aos pedestres, mas os carros as atravessam. 

Fatalidades

Fonte: Pedal.com.br -  

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