DF terá 600 km de ciclovias e ciclofaixas até 2014
População ainda não sabe as regras
DF tem 255 km de ciclovias e ciclofaixas, mas ciclistas, pedestres e motoristas não entendem as regras. Governo afirma que equipes de educação de trânsito têm realizado campanhas educativas
O Distrito Federal já conta com 170 km de ciclovias e 85 km de ciclofaixas, totalizando 255 km de pistas destinadas a bicicletas.
O Distrito Federal já conta com 170 km de ciclovias e 85 km de ciclofaixas, totalizando 255 km de pistas destinadas a bicicletas.
O problema, segundo
ciclistas e a ONG Rodas da Paz, é que motoristas e pedestres ainda não entendem
a sinalização e onde só deveria haver “bikes” circulando há pedestres e muitas
vezes, a preferência dos ciclistas não é respeitada pelos motoristas.
Para chegar a essa quantidade de quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, o GDF
(Governo do Distrito Federal) já desembolsou quase R$ 56 milhões em obras.
Apesar da quantia gasta, não houve investimento suficiente em campanhas
educativas, que é o maior entrave para o não entendimento das regras, segundo a
ONG.
De acordo com o presidente da entidade, Jonas Bertucci, é necessário que
motoristas, pedestres e ciclistas entendam o correto funcionamento das
ciclovias que já estão sendo usadas.
— Tem lugares aqui em Brasília que, ao invés de o motorista parar o carro para
o ciclista passar, é o contrário. Existem pedestres que correm e andam pelas
ciclovias, pois eles não sabem que essas vias são destinadas exclusivamente a
bicicletas.
Na visão do professor do Departamento de Engenharia Civil da UnB (Universidade
de Brasília), Paulo César Marques, a posição da ONG de cobrar campanhas
educativas é importante.
— É necessário que isso aconteça para que as pessoas entendam melhor como
funcionam as ciclovias. É uma obrigação dos órgãos fazer campanhas. Com isso, a
gente cria uma harmonia em todo o sistema viário.
Conforme explicou o professor, a veiculação de campanhas educativas tende a
esclarecer dúvidas que muitos pedestres, motorista e ciclistas têm.
— Em muitos casos, os condutores de carros pensam que são donos da via. Mas é
preciso mostrar que, pelo fato de que nem todos os lugares possuem ciclovias,
os ciclistas também podem usar as pistas por onde os veículos de passeio
circulam.
Promessa é
de 600 km até o fim de 2014
O Distrito
Federal já tem 255 km de pistas destinadas a bicicletas, mas, a promessa do
governo é de que até o fim de 2014 a capital do País tenha 600 quilômetros,
chegando a ser uma das líderes mundiais. Mas, atualmente, somente as regiões
administrativas do DF como Sudoeste, Recanto das Emas, Santa Maria e Ceilândia
estão com as obras concluídas.
Em alguns locais, haverá a integração com outros modais
de transportes, como o metrô. O objetivo do GDF é ter essa integração completa,
mas isso será feito por etapas e demandará mais tempo.
Ciclovias x
Ciclofaixas
As ciclovias
são vias exclusivas para bicicletas, separadas fisicamente das vias de veículos
por canteiros, calçadas, muretas ou meio fio. Nas ciclovias é proibida a circulação
de carros, motos e também de pedestres, garantindo que o ciclista pedale com
tranquilidade e segurança. Podem ser de mão dupla ou mão única.
As ciclofaixas são espaços pintados no piso, sinalizando onde os ciclistas
devem circular. Geralmente as ciclofaixas são pintadas nas ruas e avenidas e
dividem espaço com os carros, dando exclusividade ao ciclista em determinadas
faixas da via. Nos cruzamentos, elas registram a preferência aos pedestres, mas
os carros as atravessam.
Fatalidades
Fonte: Pedal.com.br -
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