quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O espanhol Alberto Contador ficou com a terceira etapa



O espanhol Alberto Contador ganhou a terceira etapa na subida ao “Mirador del Potrero” e agora é o líder do 6º Tour de San Luis que nos 4 km de subida começou a definir o pelotão dos favoritos.
A chegada como sempre,nos 4 km finais Daniel Díaz (San Luis Somos Todos) atacou o grupo de ponteiros ,porém logo veio o contragolpe das mãos de Alberto Contador (Saxo Bank) que com Levi Leipheimer (Omega Phamar) se encaminharam a meta, coroando-se no Mirador del Potrero,com as mãos no peito mostrando o nome do patrocinador de sua equipe.
Com este triunfo o melhor ciclista do mundo nesse momento se apossou da malha de líder do Tour onde Levi Leipheimer ficou a apenas 4 segundos e Stefan Schumacher (Christina Watches) a 19 segundos.A etapa saiu da Estância Grande as 13:45, o pelotão compacto passou por Trapiche e continuou seu caminho rumo ao circuito Dique La Florida. De entrada se produziu a fuga do uruguaio Gregory Duarte e Tomas Metcalfe (Carmin - Prio) logo em seguida pulou o brasilero Renato Dos Santos. O trio se pôs firme no propósito de aumentar a diferença e chegou a somar 8 minutos,porém o pelotão acabou por neutralizar a fuga.De todas as formas estes três vanguardistas conseguiram alguns pontos na primeira meta de montanha no alto de “La Florida”,ficando a terceira posição para Metclafe, que superou a Duarte e Dos Santos.
A altura do km 60 o pelotão chegou ao “Alto del Nogolí”,subida de primeira categoria onde Dos Santos passou sozinho atras do pelotão que já havia desbancado os outros dois fugados .
Depois apareceram Rubiano (Androni Giocattoli), Duarte (Uruguay), Martínez (COMCEL), Wilmann (Chritina) e Chaparro (COMCEL). A partir dali iniciou um descenso onde os ciclistas desfrutaram de uma velocidade impressionante,alguns conseguiram melhores tempos e outros lamentavelmente como o cubano Arnold Alcolea chegaram ao final do Tour ao sofrer uma brusca caída que o obrigou a ser hospitalizado. Sobre os 84 km,o pelotão se manteve sem mudanças e chegou a primeira meta de sprint do dia em “Plaza de Nogolí”, alí Jorge Giacinti (San Luis Somos Todos),o campeão italiano Giovanni Visconti (Movistar) e Miguel Rubiano (Androni) somaram pontos. Logo veio uma nova proposta de fuga,neste caso foi o italiano Angelo Pagani (Colnago CSF) quem tentou romper com o grupo,chegou a sacar cerca de dois minutos porém foi alcançado pelo pelotão na chegada de “La Punta”.Nesta localidade disputou-se a segunda meta de sprint onde o colombiano Edwin Ávila passou na frente de Vinther Troels e Lucas Haedo,ambos da Saxo Bank que por conseguinte controlavam o pelotão. Na volta do “Hipódromo de La Punta”ocorreu uma queda onde muitos escaladores ficaram para trás,entre eles Jorge Giacinti que chegou muito ensanguentado no “Mirador del Porreto”.
Atras do espanhol chegaram Leipheimer, Rubiano, Schumacher e Díaz.A nova classificação geral tem Alberto Contador com 4 segundos de vantagem. Nas metas de montanha o líder é Miguel Rubiano, na meta de sprint Edwin Ávila e em sub 23 Eduardo Sepúlveda
.Etapa 3:
1. Alberto Contador (Saxo Bank) 4:29:27
2. Levi Leipheimer (Omega Pharma-Quick Step) m.t.
3. Miguel Ángel Rubiano (Androni) a 5
4. Stefan Schumacher (Christina Watches) a 9
5. Dani Díaz (San Luis Somos Todos) a 12
6. Cayetano Sarmiento (Liquigas) a 26
7. Vincenzo Nibali (Liquigas) m.t.
8. José Serpa (Androni) m.t.
9. Luis Mansilla (Chile) m.t.
10. Giovanni Visconti (Movistar Team) a 35
11. David Arroyo (Movistar Team) m.t.
12. Sylvain Chavanel (Omega Pharma-Quick Step) m.t.
13. Jonathan Clarke (UnitedHealthcare) m.t.
14. Didier Chaparro (Comcel) m.t.
15. Josué Moyano (Caja Rural) m.t. 
O importante a realçar, não é só o triunfo de Contador, mas sim o momento da temporada em que o triunfo é obtido, o que faz com que a sua popularidade aumente consideravelmente.


Geral:
1. Alberto Contador 12:45:15
2. Levi Leipheimer (Omega Pharma-Lotto) a 4
3. Stefan Schumacher (Christina Watches) a 19
4. Dani Díaz (San Luis Somos Todos) a 22
5. Vincenzo Nibali (Liquigas) a 36
6. José Serpa (Androni) m.t.
7. Cayetano Sarmiento (Liquigas) m.t.
8. Luis Mansilla (Chile) a 45
9. David Arroyo (Movistar Team) m.t.
10. Sylvain Chavanel (Omega Pharma-Quick Step) m.t.
11. Andrey Amador (Movistar Team) a 1:06
12. Magno Nazaret (Funvic) a 1:09
13. Félix Cárdenas (Colombia) a 1:28
14. Rinaldo Nocentini (AG2R) a 1:53
15. Jaime Suaza (Colombia) m.t.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.