segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

FIM DO DRAMA PARA ALBERTO CONTADOR : 2 ANOS DE SUSPENSÃO RETROATIVA.


Andy Schleck ganha o Tour no tapetão, para satisfação da massa crítica francesa, para quem a decisão do TAS , em relação ao caso Alberto Contador se mostrou amplamente assertiva .





Dezoito meses (18 ) depois de ter sido dado como positivo por clembuterol – em uma quantidade infinitesimal de l 0,0000000005 nanogramas - durante o Tour de France de 2010, o ciclista espanhol Alberto Contador, considerado o melhor ciclista de estrada do mundo nos últimos cinco (05) anos foi finalmente penalizado pela máxima autoridade desportiva do mundo, o TAS (Tribunal de arbitramento desportivo), com dois anos de suspensão retroativa que o permitirá voltar a competição só em Agosto 2012,porém perderá os títulos alcançados no Tour de France de 2010 e Giro de Itália de 2011, desta maneira, Andy Schleck será nomeado o campeão do Tour de France 2010 e Michele Scarponi o vencedor do Giro d’Italia. 
 A decisão do TAS,empurrado pela solicitação da UCI (órgão retor do ciclismo mundial),e a AMA (Agência Mundial Antidopagem) que interpuseram recurso contra a decisão da Real Federação Espanhola de Ciclismo, encarregada do julgamento do caso e de ter absolvido Contador,foi uma decisão sem grandes contornos de isenção. Centenas de casos semelhantes foram considerados inimputáveis, o que confere a este caso um contorno ético. Em termos de justiça: duvidoso. 
O TAS não aceita a teoria da carne contaminada, e foi a favor da União Ciclista Internacional e da Agência Mundial Antidopagem, face à defesa de Alberto Contador e da Real Federação Espanhola de Ciclismo.O veredito final, depois de uma larga batalha judicial, científica, desportiva e pessoal, em que finalmente sai prejudicado o campeão,sua equipe, e o mundo ciclístico em geral. 
Os prejuízos para a equipe :
Os triunfos de Contador contribuíram largamente para a classificação geral da Saxo Bank como equipe World Tour, em especial as vitórias conseguidas no Giro , Murcia, Catalunha . Terceiro classificado na geral individual do World Tour, Contador contribuiu para colocar em nono lugar a equipe dinamarquesa, na classificação por equipes ( que é obtida pelo somatório de pontos dos seus cinco melhores ciclistas).Subtraindo os 471 pontos de Contador,a Saxo Bank estaria na 18ª posição, ultima da 1ª divisão. Desta forma a equipe poderá ver o seu dossier revisto, e ser relegada ao nível de equipe continental profissional, em detrimento de equipe Europcar.














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.