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O artigo
visa chamar a atenção para os muitos encargos na organização de uma prova de
ciclismo ou MTB , pormenores para os quais , chamamos a atenção.Na verdade,
quem organiza uma prova de ciclismo ou MTB, tem à sua volta uma série de
problemas para resolver, quase todos relacionados com gastos,nada condizentes
com a realidade que vive o ESPORTE no momento.Os custos de uma prova começam
com o pagamento da licença (PERMIT) para realização do evento emitida pela
FEDERAÇÃO com o reconhecimento do percurso e contatos com as forças policiais. São custos
acessórios, mas obrigatórios.Para que a prova se realize, deverá ter o alvará para o envio dos policiais,isto
quer dizer que, sem o parecer da FEDERAÇÃO para o órgão de transito não há
corrida.Fica a critério da entidade policial o número de agentes a destacar
para o circuito da prova.O pagamento da taxa a Federação ou “ Permit ” tem que
ser feito pelo menos 30 dias antes da realização da prova, caso contrário não
haverá tempo hábil para a emissão da licença .Resolvidos os problemas policiais,
há que assegurar toda uma logística para realização do evento .
Entramos
agora no domínio da prova e a estrutura necessária à sua organização : Uma moto
para assinalar obstáculos e imprevistos que surgem na corrida ,barreiras,
pódio, pórtico de meta,montagem de pequena tenda com mesas e cadeiras ,sistema
de comunicação ( rádio\som ) sinalização do percurso. O pacote diário para
aluguel da estrutura poderá chegar aos 2 mil reais /dia.
A segurança
da prova fica complementada com a presença de uma ambulância e paramédicos.
Concentremo-nos,
agora, para as necessidades desportivas da prova : Diretor de prova- Comissário
– comissários moto – cronometristas - troféus e medalhas -camisa de líder das diversas classificações e números dorsais..
Despesas não previstas: WC móvel, posters,divulgação da prova.
Na hora de organizar um evento,não deixe que o coração fale mais forte que a razão. (W.D'TOSTA)
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