segunda-feira, 9 de maio de 2011

DOBRADINHA BRASILEIRA NO PAN DE ESTRADA



O ciclista brasileiro Gregory Panizo,sagrou-se Campeão Panamericano categoria ELITE na prova de estrada ao ganhar a medalha de ouro nos 176 km.Para completar a doble satisfação Gideoni Monteiro ganhou a medalha de ouro na categoria sub 23 na mesma prova.Os 130 ciclistas elites e sub 23 competiram juntos,num percurso de176 kilometros do circúito escolhido pela organização,com saída e chegada na Unidade Desportiva do município de Rionegro,em Antioquia.
A COMPETIÇÃO
A prova elite e sub 23,foi realizada em um circuito de 16 kilómetros,onde os ciclistas teriam que percorrer 11 voltas.Houve desde o começo vários intentos de fuga, porém nenhum frutificaria.
Somente depois da metade da prova quando os ciclistas colombianos iniciaram uma movimentação,primero com Luis Felipe Laverde que atacou e atrás dele veio o brasileiro Luis Carlos Ferrão o mexicano Luis Fernando Macías.De imediato o grupo se destacou e começaram os ataques de uns e outros,mas na frente havia se formado um grupo de oito pedalistas,os três primeros fugados e mais cinco.Os brasileiros Gregorry Panizo,Renato Seabra,Gonzalo Garrido do Chile, e os colombianos Iván Casas, Carlos Julián Quintero e Janier Acevedo.A diferença se manteve durante várias voltas acima de um (1) minuto, porém lá pelo último giro os escapados puseram uma diferença de dois minutos e dez (10) segundos sobre uma quarteta perseguidora,o que deixava a prova decidida para o grupo de ponta.O lote principal passou a mais de cinco minutos na última volta já para a definição da prova.Os escapados não quiseram esperar para definir o título olímpico na meta com um sprint final e começaram os ataques. O Chileno Gonzalo Garrido submeteu seus companheiros de fuga a um forte ataque e de imediato se marcaram as diferenças. Só suportaram o passo o colombiano Laverde e o brasileiro Panizo. Por um momento foi sozinho o chileno,porém se armou a “ tripleta “ para buscar a medalha e o “ticket” direto para Londres 2012.Já no final foram os três ciclistas e começaram a estudar-se nos últimos 500 metros,com um ataque violento Garrido leva em sua roda Laverde e o brasileiro Panizo que atacou por cima e definiu na raia final o título de campeão do Pan.




RESULTADO DA PROVA DE ESTRADA ELITE.
1-Gregorry Panizo –Brasil 4:03:55 OURO
2-Gonzalo Garrido-Chile mt PRATA
3-Luis Felipe Laverde –Colombia 00:02” BRONZE
4-Carlos Julián Quintero -Colombia + 01:15"
5-Luis Fernando Macías –México +01:16
6-Renato Seabra –Brasil m.t.
7-Iván Mauricio Casas –Colombia +01:18
8-Janier Acevedo -Colombia +01:19
9-Arnold Alcolea –Cuba + 03:37
10-Byron Guama –Ecuador m.t.



RESULTADO DA PROVA DE ESTRADA CATEGORÍA SUB 23.
1. Gideoni Monteiro -Brasil 4:09:37 OURO
2. Josue Moyano - Argentina +02:41 PRATA
3. Arnold Olavarria -Chile mt BRONZE
4. Uri Marntins-México mt
5. Pedro Amauri Palma Chile mt



CLARA HUGHES REPETIU VITÓRIA NA ROVA DE ESTRADA
A canadense Clara Hughes sagrou-se campeã panamericana de estrada ao ganhar este domingo a prova feminina com uma distância de 96 kilómetros frente a 60 competidoras .
Desde os kilometros iniciais,Hughes e a salvadorenha, Evelyn García, iniciou sua caminhada triunfal que pouco a pouco e volta por volta ia se consumando.
Em nenhum momento da prova, Estados Unidos, Chile, México, Brasil e Colômbia,cabeça
do grupo maior iniciaram uma perseguição formal e pelo menos ataques concretos para eliminar a
intenção de Hughes e García,medalhistas de ouro e prata. Ao final e com uma diferença de 6.54 da dupla escapada,chegou para a medalha de bronze,norteamericana Theresa Cliff-Ryan.
Fotos e fonte:Federação Colombiana de Ciclismo





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.